11 setembro 2009

Ema ema ema....cada um com seu problema!!!

"...Ninguém pode julgar a dor dos outros. A dor de uma pessoa é única e, portanto, não pode ser sentida ou avaliada por mais ninguém a não ser por ele mesmo..." Palavras de Augusto Cury em "O vendedor dos Sonhos (Ed. Academia-2008).

Ganhei este livro de presente de aniversário de uma amiga e recomendo, pois ele tem frases como esta que fazem a gente parar pra pensar.
Temos mesmo essa mania de achar que entendemos o que o outro está sentindo ou, até pior, de afirmar que não é nada, que é passageiro, é bobagem...vai passar! (essa é a pior!).
Sinceramente eu fico enfurecida com gente que desdenha do sentimento alheio.
Outro dia me deparei com uma situação assim, estava chateada porque já estava em São Paulo havia alguns meses e ainda não estava trabalhando e comentei o fato com uma amiga que soltou a pérola: “Não reclama que Deus castiga! Tá aí, de dondoca, maridão te dando o maior conforto, quer mais o quê?” Ai meus sais.....
Tá bom, se meu marido fosse muito rico e me desse uma mesada, eu pegava o dinheiro e abria um negócio pra mim e se ele fosse muito muito rico eu ia abriria um asilo, um orfanato ou qualquer instituição que ocupasse o meu tempo e me permitisse ajudar outras pessoas, mas passar o dia entre shoppings, salões e café fofocando da vida alheia, pra mim não dá!
Então, eu tinha um problema sim! Que me deixou muito angustiada durante um tempo (até começar a trabalhar) e que pra minha amiga era “bobagem”, mas chegou ao ponto de afetar meu casamento.
O comentário dessa amiga gerou outro problema, nunca mais vou me sentir confortável pra desabafar com ela...e esse é o ponto: Quando alguém nos procura pra conversar, nós temos duas escolhas: ouvir ou não ouvir. Se voce optar pela primeira, te sobra uma única escolha certa: respeitar.
Pode ter certeza de uma coisa, se alguém te procura dizendo “-Estou com um problema.” Na verdade ela está querendo dizer: “Preciso desabafar”. Então, tudo o que voce tem que fazer é ouvir e respeitar seus sentimentos ou até melhor, dar um carinho, um cafuné, isso é bom e acalma!
Pra que piorar a situação?! A pobre já está mais pra baixo do que barriga de cobra! Pense bem, como voce se sente quando fazem isso com voce? Então, a partir de hoje, quando aquela amiga te procurar pela milésima vez chorando por causa de algo que te parece ridículo, não fale nada, apenas escute, deixe-a desabafar, faça-a um cafuné, voce vai ver que ela logo se acalmará e voltará a sorrir.
É capaz até que voce ainda ganhe um “obrigada amiga”!! Voce é a melhor amiga do mundo!

Adoro!!

3 comentários:

4Friends disse...

Well, realmente é dificil se colocar na dor dos outros ne, o maximo que podemos fazer realmente é ouvir, tavez dar alguns conselhos, mas nunca imaginar que o problema da pessoa é pequeno ou insignificante. parabens pelo texto!

Ogg Ibrahim disse...

"...Ninguém pode julgar a dor dos outros...." a não ser que se viva com eles. E sendo assim, não basta apenas ouvir, mas também podemos "dar puxões de orelha" para mostrar que as coisas não são tão ruins assim.

Débora Quirino disse...

Puxões de orelha, desde que construtivos são bem vindos.
O que não pode é achar que a dor do outro uma besteira.

O Passado Me Entrega...