14 janeiro 2009

Médicos certos - diagnóstico correto

No final de 2007 eu e Ogg decidimos ter um bebê. Como qualquer casal com o mínimo de instrução, procuramos nossos médicos afim de realizarmos todos os exames necessários para uma gravidez segura. Meu ginecologista na época, me pediu alguns exames básicos, me fez tomar um monte de vacinas (logo eu que tenho pavor de agulha), me receitou ácido fólico, me explicou como calcular o meu período fértil e me mandou pra casa.
Alguns meses depois, como nada aconteceu, voltei ao consultório pois sentia que tinha algo errado e ele dissse que o normal era esperar 1 ano (só isso?! - manda logo esperar a vida toda!) para aí sim, fazer exames mais detalhados.
Começei a ficar preocupada e então descobri através de uma amiga uma especialista em fertilidade. Ana, minha amiga, já se consultava com ela há um bom tempo e disse que era muito atenciosa.
Marquei então uma consulta com a Dra. Ana Lúcia, que nem posso chamar de Sra. pois deve ter a minha idade e é uma simpatia! Logo na primeira consulta ela já me pediu uns trocentos exames que eu nunca tinha feito e mais uma ultrasonografia detalhada. Mesmo os resultados dando normais, ela não se deu por vencida porque também acreditava que algo estava errado, isso baseado numa única reclamação: uma cólica fortíssima que eu sentia caso tivesse relações no ultima dia antes da minha menstruação descer, ou no primeiro dia dela. E não era uma dorzinha, era quase um parto!!! (imagino eu). Baseada nisso ela me pediu um exame chamado CA 125, que é um indicador tumoral, acreditando que eu pudesse ter ENDOMETRIOSE.
Na verdade o CA 125 apenas indica a possibilidade da doença, mas não confirma, infelizmente a única maneira de detectá-la é através da videolaparoscopia - uma pequena cirurgia feita pelo umbigo.
Resultado do teste: máximo normal: 33 o meu: 41
Não deu outra...tinha alguma coisa errada com meu útero!
Marcamos a cirurgia e o que era pra durar 20 minutos durou 1 hora! Motivo: estado avançado de endometriose...´
Já no quarto, a Dra. Ana veio falar comigo e me disse que se tivéssemos esperado mais um pouco (uns meses...) eu corria o risco de ficar estéril.
Graças a Deus hoje está tudo bem, fiz o tratamento necessário (que é péssimo!) e desde o Natal estamos tentando novamente.
Agora penso: Se eu tivesse seguido os conselhos do antigo ginecologista, tivesse esperado um ano para começar a buscar possíveis problemas, o que será que tinha acontecido?
Por isso eu digo: Mulher tem sexto sentido, e tem mesmo!! Não duvide, se você acha que tem algo errado com o seu corpo, é porque tem! Acredite!
Consulte sempre mais de um médico quando for necessário um diagnóstico mais específico, mesmo que este médico seja uma ótima indicação.
Ninguém conhece seu corpo melhor do que voce!
Há, sabe a Ana? Tá gravida!! Parabéns Ana, parabéns Dra!

O Passado Me Entrega...