06 maio 2009

Me explica que eu não entendi


Ontem meu marido fez uma reportagem sobre um garoto de 12 anos que tem uma ficha criminal maior do que muito marmanjo. O menino já foi preso várias vezes por assalto e até roubo de carro. O problema é que a polícia não pode fazer nada, a não ser devolvê-lo aos pais porque, pela idade, ele não pode ir para a FEBEM.

No desenrolar da história, Ogg contou que o juiz da vara da infancia e juventude de Santo Amaro, que acompanha o caso, procurou o Instituto Airton Senna, que disse não poder acolher o garoto pois não atendia menores infratores, só menores carentes.

Peraí, o garoto infrator não é carente? Não é exatamente por não ter uma condição social favorável que se tornou marginal? Eu achava que sim...

Eu achava - na verdade, eu ainda acho - que se a gente mostrasse para esse meninos que é muito mais bacana estudar, aprender uma profissão e ser alguém na vida, as chances de eles saírem das ruas seriam bem maiores.

Tem outra coisa que eu também não entendo - acordei meio burra hoje - pra que tanta enrrolação para se mudar uma lei? Só aqui mesmo se pode votar aos dezesseis mas não se pode ir preso. Fala sério? Ou voce acha menos importante votar do que seguir a lei?

Todo dia se cria uma MP nova, se for pra empurrar mais um imposto pro contribuinte então, o congresso se mobiliza! Agora, criar uma lei que puna o adolescente por seus crimes, é muito difícil, implica em parar para pensar , então parem e pensem! Pensem que dá certo em países desenvolvidos, por que aqui não daria? Pensem que o simples medo de ser punido já os faria pensar antes de roubar. Pensem que os marginais maiores de idade não poderiam mais se aproveitar dos menores para se livrar da cadeia.

Aliás essa é outra dúvida que eu tenho (hoje to terrível!), se os pais são punidos no lugar dos filhos, por que não criar uma lei que puna qualquer maior que estiver acompanhado de um menor no ato de alguma infração?

A lei existe para ser cumprida e aperfeiçoada, não faz sentido manter algo que só trás benefícios aos ladrões (neste caso, estou me referindo aos de rua, se é que me entendem rs).

É tá difícil de entender....
Só uma observação: Não é pra colocar os menores na cadeia e sim, MELHORAR uma instituição que já existe: a FEBEM. A idéia é diminuir a idade permitida para entrada na casa e punir qualquer um que usa crianças para cometer infrações.

O Passado Me Entrega...