11 setembro 2009

Ema ema ema....cada um com seu problema!!!

"...Ninguém pode julgar a dor dos outros. A dor de uma pessoa é única e, portanto, não pode ser sentida ou avaliada por mais ninguém a não ser por ele mesmo..." Palavras de Augusto Cury em "O vendedor dos Sonhos (Ed. Academia-2008).

Ganhei este livro de presente de aniversário de uma amiga e recomendo, pois ele tem frases como esta que fazem a gente parar pra pensar.
Temos mesmo essa mania de achar que entendemos o que o outro está sentindo ou, até pior, de afirmar que não é nada, que é passageiro, é bobagem...vai passar! (essa é a pior!).
Sinceramente eu fico enfurecida com gente que desdenha do sentimento alheio.
Outro dia me deparei com uma situação assim, estava chateada porque já estava em São Paulo havia alguns meses e ainda não estava trabalhando e comentei o fato com uma amiga que soltou a pérola: “Não reclama que Deus castiga! Tá aí, de dondoca, maridão te dando o maior conforto, quer mais o quê?” Ai meus sais.....
Tá bom, se meu marido fosse muito rico e me desse uma mesada, eu pegava o dinheiro e abria um negócio pra mim e se ele fosse muito muito rico eu ia abriria um asilo, um orfanato ou qualquer instituição que ocupasse o meu tempo e me permitisse ajudar outras pessoas, mas passar o dia entre shoppings, salões e café fofocando da vida alheia, pra mim não dá!
Então, eu tinha um problema sim! Que me deixou muito angustiada durante um tempo (até começar a trabalhar) e que pra minha amiga era “bobagem”, mas chegou ao ponto de afetar meu casamento.
O comentário dessa amiga gerou outro problema, nunca mais vou me sentir confortável pra desabafar com ela...e esse é o ponto: Quando alguém nos procura pra conversar, nós temos duas escolhas: ouvir ou não ouvir. Se voce optar pela primeira, te sobra uma única escolha certa: respeitar.
Pode ter certeza de uma coisa, se alguém te procura dizendo “-Estou com um problema.” Na verdade ela está querendo dizer: “Preciso desabafar”. Então, tudo o que voce tem que fazer é ouvir e respeitar seus sentimentos ou até melhor, dar um carinho, um cafuné, isso é bom e acalma!
Pra que piorar a situação?! A pobre já está mais pra baixo do que barriga de cobra! Pense bem, como voce se sente quando fazem isso com voce? Então, a partir de hoje, quando aquela amiga te procurar pela milésima vez chorando por causa de algo que te parece ridículo, não fale nada, apenas escute, deixe-a desabafar, faça-a um cafuné, voce vai ver que ela logo se acalmará e voltará a sorrir.
É capaz até que voce ainda ganhe um “obrigada amiga”!! Voce é a melhor amiga do mundo!

Adoro!!

O Passado Me Entrega...