28 janeiro 2009

Risoto de Pêra com Gorgonzola

Minha amiga Camille pediu pra eu postar a receita do Risoto de Pêra com Gorgonzola.
É simples de preparar e voce pode acompanhar com um filé mignon que segundo a Nath, minha prima - que é chef de cozinha -deve ser feito assim:

Tempere os somente na hora de grelhar. E coloque um ramo de alecrim e um dente de alho junto com o azeite. Assim o azeite fica aromatizado, passando sabor para a carne.Se temperar antes, o sal ajuda a eliminar o suco da carne, deixando-a sem sabor.

então anota aí a receita do risoto:

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
5 colheres (sopa) de gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 1/2 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
2 pêras
parmesão ralado a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
1. Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Utilize 2 cubos para 1 1/2 litro de água.
2. Descasque as pêras e corte-as em fatias de 1 cm espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o suco de 1/2 limão para que as pêras não escureçam. Misture bem e reserve.
3. Numa panela, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente.
4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
6. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto.
7. Acrescente o queijo gorgonzola e as pêras escorridas à panela do risoto e misture bem.
8. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
9. Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela.
10. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente, divida em quatro pratos e polvilhe com o queijo parmesão, cerca de 1 colher (sopa) por prato. Sirva imediatamente.
Nota: Não é necessário temperar com sal, pois os queijos e os cubos de caldo de galinha já são bem salgados.

Fonte: panelinha.ig.com.br

6 comentários:

Ana Corina disse...

Sinto muitíssimo pelos teus filhos peludos... Deixei comentário no blog do Ogg no post sobre o Spyrro... Acho que moramos perto, porque vocês são aqui do João Paulo também, né? Qdo li a notícia na coluna da Luiza, achei que tivesse sido na rua, mas dentro do condomínio! Tenho dois yorks, dá um pulo no maedecachorro.com.br para vê-los. Sei exatamente a dor que vocês estão passando, só não sei qual seria minha reação com o vizinho. Acho que quebraria o carro dele inteiro... Se quiser nem publica este comentário, ok? Meu mail: anacorina@maedecachorro.com.br

Beijo.

May. disse...

Olá!
estava pesquisando uma música e achei seu blog sem querer. Li e gostei! vou te linkar no meu, e passar aqui para ler mais vezes!
será bem vinda no meu se quiser visitar! não há muito de interessante.. mas Bem vinda será!

um abraço!
May

May. disse...

É tão triste perder alguém...
Sinto muito.

May. disse...

Sinto muito. Perder alguém é sempre muito triste...
Fica com Deus.

Débora Quirino disse...

Obrigada pelas palavras de carinho!
Estou dando um tempo de escrever, mas logo volto.
Bjo grande!

Camille disse...

Amiga, eu te amo e nunca te esqueço, fiz o risoto e adivinha, não consegui dar o ponto, sabes bem a grande cozinheira que sua amiga, é né ???kkkk mas valeu pela receita !!

O Passado Me Entrega...